O Glorioso com seu segundo uniforme – edição revista
Por Fernando Molica em 08 de dezembro de 2009 | Comentários (7)
No dia do aniversário do Botafogo de Futebol e Regatas, exponho uma foto que traduz muito do nosso orgulho. Essa seleção brasileira é formada por 8 – oito! – jogadores do Botafogo (na primeira versão deste texto, disse que eram dez os alvinegros. Uma consulta ao Google mostrou que eram oito. O primeiro que está agachado não é o Rogério, mas o Nado, um jogador do Vasco). Além do Nado e do Brito (também do Vasco – em 71 foi para o Botafogo), apenas Félix, goleiro tricolor, não jogava no Alvinegro. O jogo foi no dia 7 de agosto de 1968, um amistoso contra a Argentina, no Maracanã. Sapecamos nos caras uma goleada de 4 x 1. Todos os gols foram alvinegros – Valtencir, Roberto, Jairzinho e Paulo César (este último foi marcado depois de um olé de 53 passes).
Por algumas poucas vezes, a então CBD driblava rivalidades regionais e a trabalheira de convocar a seleção. Assim, transferia para um time ou combinado a tarefa de honrar a amarelinha. No caso, a responsabilidade coube a uma seleção carioca; na prática, ao Botafogo. O técnico era o Zagallo que, bicampeão pelo Fogão, usou a base do time para armar o, como se dizia na época, escrete. Tudo a ver: o clube, afinal, mandou para a seleção jogadores como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Amarildo, Jairzinho, Paulo Cesar, Roberto, Marinho, o próprio Zagallo. É, até hoje, o time que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira.
O importante é que não fiquemos no saudosismo. A foto no blog deve servir de inspiração, de compromisso de mudança. Não podemos nos conformar com a mediocridade, com a sina do risco do rebaixamento. Isso não é compatível com o Botafogo nem com o futebol brasileiro.
Em tempo: o Botafogo Football Club nasceu, em 1904, no Largo dos Leões, aqui pertinho de casa, numa reunião de garotos. Surgiu a partir do sonho de uns meninos que queriam jogar bola. A fusão com o Club de Regatas Botafogo (criado em 1894) ganhou força com uma tragédia. Em junho de 1942, num jogo de basquete entre o time do Football e o de Regatas, um jogador do primeiro, Armando Albano, foi vítima de uma síncope e morreu na quadra. A dor cimentou a união dos dois clubes, sacramentada em 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, nosso dia da Criação.
Ah, para não esquecer: o time aí de cima é formado por Moreira, Félix, Brito, Leônidas, Carlos Roberto e Valtencir; Nado, Gérson, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Os quatro últimos (além do Brito) estiveram na Copa de 70. Rogério, que não participou deste jogo, chegou a ser convocado para o Mundial do México, mas foi cortado por contusão.
Mais detalhes sobre este jogo em:
http://200.159.15.35/brasilnacopa/ler_historia.aspx?c=4775
http://blog.arquibabotafogo.com/2008/08/07/a-noite-em-que-o-botafogo-se-vestiu-se-selecao/
http://www.ebfnet.com.br/port/ate_voce/entrevistas_detalhe.php?codigo=13&tipo=Artigo
Obrigado, meu querido Iarli. Desculpe a demora - tenho passado por aqui,
Fernando MolicaGaroto você é meu orgulho sei que ajudei a dar os primeiros passos no jornalismo,e hoje você é um gde colunista,saber que você é Botafoguense me dá uma gde.satisfação porque eu sou desd os dez anos e hoje com 83 sinto-me muito orgulhoso ei tive a alegria de gdes.jogadores como Heleno de Freitas e outros mais jogarem e fotografei a maioria ,abraços so amigo que nunca esquece de você e seu pai meu contemporaneo no futebol do Ponta.
Iarli GoulartRafael, tudo bem? Peguei esta foto há muitos anos, na sucursal do Estadão. Um dos fotógrafos estava arrumando antigas fotos ao meu lado - no meio do material, dei de cara com esta imagem. Pedi e ele me entregou a ampliação. Não lembro quem foi; havia três fotógrafos lá - Iarli Goulart, Carlos Chicarino e Fernando Bueno. abs.
Fernando MolicaParabéns Molica, pena homenagem que você fez hoje ao Botafogo com esse post. O time atual não faz jus ao nosso passado de glórias. Mas paixão a gente não explica. Tomei a liberdade de republicar a foto no meu blog, fazendo referência ao seu, é claro. Mostrei pro meu pai e ele chegou a ficar emocionado. Aliás, de quem é a imagem? Abraço!
RafaelSensacional ! Obrigado, Rogério
RogérioFernando, Os atuais dirigentes não pensam e querem apequenar o nosso amado Botafogo! Temo pelo nosso futuro e os próximos dois anos serão tenebrosos. Só falam em contratar ex jogadores. Jogadores que saíram falando cobras e largatos do clube. Jogadores de caráter duvidoso. Se não estou enganado esse jogo foi contra a Argentina e sapecamos uma goleada! Bons tempos!!! Abs e Sds, Botafoguenses!!!
GilÉ isso aí, Molica! A memória é uma inspiração e tanto para que o Povo da Estrela assuma compromissos com a mudança. Maicosul e Jóbson são exemplos do que não se deve fazer. Acredito que a solução passe pela formação nas divisões de bases de jogadores profundamente identificados com a nossa mística, amparados por contratos de longa duração e multas rescisórias altíssimas. Depois é só mesclar a gurizada com Jefferson, Leandro Guerreiro, Juninho e um ou dois nomes de expressão, tentando acertar o time durante o Carioca, com vistas ao Brasileiro. É bem provável que, ganhando ritmo de jogo, alguns desses garotos possam – parodiando Assis Valente – mostrar seu valor e desabrochar ao longo do ano. Antes chegar na sétima colocação do Carioca, com potencial de crescimento durante o Brasileiro, do que ser ser vice de novo e torcer para não cair. Saudações alvinegras, Dante
Dante Gastaldoni