WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Os jornais e os sambistas “desoccupados”


Por Fernando Molica em 28 de novembro de 2016 | Comentários (0)

Esta nota, publicada em reportagem do Chico Alves sobre os cem anos do samba, é da edição de 9/8/1920 do ‘Correio da Manhã’. Mais do que relatar a repressão policial a um grupo de sambistas, a notícia reforça o preconceito contra “o pessoal do batuque”, os “desoccupados”.

Serve também para ilustrar mais uma das muitas contradições presentes na trajetória do samba, marcada pela convivência entre a importância de afirmação de uma cultura e a necessidade de diálogo com os poderes institucionais – a busca de legitimação é algo muito presente na história na nossa mais importante forma de expressão cultural.

O paradoxo está presente também nos jornais. A imprensa criticava os sambistas, mas, naquele mesmo início do século 20, jornais expunham, em suas sedes, estardantes de entidades carnavalescas. Em 1932, o jornal ‘O Mundo Sportivo’, de Mário Filho, organizou uma disputa entre escolas de samba.

No mais, os sambistas detidos estavam reunidos na Rua Visconde de Niterói, em frente ao morro onde, em 1928, seria fundada a Estação Primeira de Mangueira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *