WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

A tocha vestiu gibão


Por Fernando Molica em 07 de junho de 2016 | Comentários (0)

A nossa interminável crise política, a sucessão de más notícias, o nojo causado por tantas demonstrações explícitas de canalhice e, mesmo, a saudade do país (fiquei dez dias fora) devem ter colaborado para a emoção que senti ao ver o vídeo que mostra a homenagem a Luiz Gonzaga feita durante a passagem da tocha olímpica por Caruaru.

Ao puxar o coro de ‘A vida do viajante’ (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil), a comitiva que seguia o condutor da tocha deu uma espécie de visto de entrada a um dos símbolos olímpicos. Fez como a multidão que, lá se vão algumas décadas, no fim da ditadura, voltou a se apropriar da bandeira nacional, identificada, ao longo de muitos anos, com os militares golpistas.

Marcado pela caretice oficial e pelo oportunismo publicitário, o revezamento, enfim, ganhou o fogo da vida. Aquelas pessoas adotaram a tocha, deram-lhe voz: o direito de cantar, em primeira pessoa, a alegria que é andar por esse país, guardando recordações, passando por nossos tantos sertões. “Chuva e sol/ Poeira e carvão/ Longe de casa/ Sigo o roteiro / Mais uma estação.”

A trilha sonora da tocha não veio do Comitê Organizador nem dos patrocinadores, surgiu da rua, uma homenagem também ao artista que tão bem contou nossas histórias, nossos dramas, nossas alegrias. Como Gonzaga fez num momento crucial de sua carreira, a tocha passou a usar gibão e chapéu de couro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *