WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Abraço ao Rena


Por Fernando Molica em 07 de outubro de 2008 | Comentários (0)

A primeira vez que ouvi falar no Clube Renascença foi na minha infância, ali pelos anos 60 (lá pelos últimos anos da década, friso). Certamente foi algo relacionado ao concurso de Miss Guanabara (sim, a cidade do Rio de Janeiro era um estado): o Renascença invariavelmente indicava uma mulata para a competição. E isso causava um certo escândalo numa sociedade que ainda sonhava com a possibilidade de ser branca.

Mesmo assim, em 1964, Vera Lucia Couto, uma das moças do Renascença, foi eleita a representante da Guanabara em 1964 – depois, venceria um concurso nacional e ficaria em terceiro lugar num internacional. Li em algum lugar que foi inspirado nela que João Roberto Kelly fez a marchinha “Mulata bossa nova”.

Por que tudo isso? Porque só há bem pouco tempo é que fui conhecer o Rena – como é chamado na intimidade. É um clube simples, ali no Andaraí, um bairro que ficou bem pequeno – a indústria imobiliária tratou de, aos poucos, ir alargando os limites de vizinhos tidos como mais nobres e vendáveis, como Grajaú, Tijuca ou Vila Isabel.

O lugar tem uma belíssima história: foi fundado por uma classe média negra que se via impedida de freqüentar os então chamados bons clubes sociais da vizinhança. Não deixa, portanto, de ter alguma herança quilombola. O clube estava quase quebrado quando o Jorge Ferraz assumiu sua presidência. Logo depois o Moacyr Luz inventou um negócio de doido, que só pode dar certo no Rio: uma roda de samba nas tardes de segunda, chamada de Samba do Trabalhador. Maior sucesso.

Mesmo assim, o clube ainda tem muitas dívidas, principalmente com a prefeitura. E vive criando eventos para quitá-las. O próximo vai ser no dia 19. É esse aqui, ó (e vai o release que recebi hoje). Apareçam, vai ser ótimo.

ABRAÇO AO RENASCENÇA CLUBE

Moacyr Luz (anfitrião da festa), Marcelo D2, Luiz Melodia, Xande (Revelação), Marquinho Sathan, Reinaldo, Ubirani (Fundo de Quintal), Marcelinho Moreira, Dorina, entre outros artistas consagrados, já confirmaram presença, no próximo dia 19 de outubro (domingo), no show ABRACE O RENASCENÇA. O evento tem como principal objetivo angariar fundos para saldar, ou pelo menos minimizar, as dívidas do Clube com o fisco que por pouco não causaram o fechamento do Rena, como é carinhosamente chamado. Terá também, durante a festa, exposição de sambistas pintores.O ingresso custa R$ 10,00 e a mesa com quatro lugares, R$ 5,00. A renda será totalmente revertida para este objetivo. Não perca! A festa começa às 14h00. O Rena fica na Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí.

INFORMAÇÕES E RESERVAS: 3253-2322 ou 8768-3945 (Carlos Luiz).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *