Alemanha
Por Fernando Molica em 25 de agosto de 2011 | Comentários (0)
Na semana que vem, participarei, na Alemanha, de um festival que parece ser bem interessante. Organizado pela Romanfabrik, um centro cultural de Frankfurt, o Metropolitan dura cinco dias, reúne seis escritores de seis diferentes cidades de vários continentes e procura levantar discussões sobre a relação entre literatura e a aldeia de cada um.
Eu, claro, defenderei as cores do Rio – o mote é o Notícias do Mirandão, meu primeiro romance e que foi lançado na Alemanha em 2006 pela editora Nautilus. Os outros escritores são Michael Greenberg (Nova York), Jacques Réda (Paris), José Eduardo Agualusa (Luanda), Lilian Faschinger (Viena) e Eduardo Mendoza (Barcelona). Estarei em duas sessões – uma em Darmstadt e outra em Frankfurt. A atriz Ellen Schulz fará a leitura de trechos da tradução alemã do livro. Também em Frankfurt, participarei, ao lado do Mendoza e do arquiteto Joachim Schares, de um debate relacionado ao futuro das cidades. O moderador será o crítico de arquitetura Dieter Bartetzko.
No dia 8, em Berlim, falei uma leitura do Mirandão numa livraria especializada em literatura brasileira e portuguesa – A Livraria.