WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

As palavras do MP, Lula e a queda do Golbery


Por Fernando Molica em 15 de setembro de 2016 | Comentários (0)

Ao ler as expressões utilizadas pelo Ministério Público Federal na denúncia contra Lula (“comandante máximo”, “grande general”, “maestro da orquestra criminosa”) lembrei de um episódio ocorrido há muitos anos, quando o general Golbery do Couto e Silva deixou o governo Figueiredo.

No dia seguinte, na sala de aula da Escola de Comunicação da UFRJ, comentei a edição do ‘Jornal do Brasil’, que, na capa, utilizava a frase “Foi uma surpresa total”. Irritado com a publicação de algo tão vago, o professor Nilson Lage deitou falação e, ao criticar o ‘JB’, deu uma (outra) grande lição de jornalismo. Ressaltou que a saída do Golbery era mais ou menos prevista, e completou:

“Imagine se a moda pega. Passaremos do ‘Foi uma surpresa total’ para outras demonstrações de espanto. Teremos o ‘Ora vejam só’, o ‘Homessa’, e por aí. No dia que estourar uma revolução, o jornal terá que escrever na manchete: `Puta que pariu!’ ”, completou.

Ontem, um dos procuradores admitiu que a denúncia não trazia provas cabais. Suponho que, se tais evidências forem encontradas. o MP terá dificuldades para encontrar qualificações ainda mais desairosas para o ex-presidente. Talvez tenha que apelar para algo como “aquele FDP”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *