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As praias iluminadas pelas velas de Iemanjá


Por Fernando Molica em 10 de dezembro de 2019 | Comentários (0)

A decisão do prefeito Marcelo Crivella de incluir a música gospel no réveillon de Copacabana remete, de maneira contraditória, ao início da celebração da festa no litoral carioca. Uma festa umbandista, criada para saudar Iemanjá.

Nas noites do dia 31 de dezembro, era comum que meus pais me levassem para passear em praias cariocas. De formação católica, eles nunca foram chegados num tambor, numa curimba – nem numa missa, registro. Mas gostaram – e gostam – de festa. Os que os atraía às praias de Copacabana, Barra e Ilha do Governador não era a fé, mas, percebo hoje, o desfrute de um prazer estético e cultural.

Na noite do réveillon, as praias cariocas ficavam ainda mais lindas. Viraram imensos tapetes ornados pelas chamas das velas colocadas lado a lado, em pequenas covas cavadas na areia. Transformavam-se num palco improvável, já que a luz vinha do solo, não do alto – alguém aí pensou em estrelas que salpicavam nosso chão? Era por aí.

Por toda a areia, grupos tocavam atabaques, cantavam, homens e mulheres recebiam santo, distribuíam passes – católicos-apostólicos-macumbeiros de todas as gradações se aproximavam para receber aquela benção particular, que lhes garantiria um ano-novo com muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.

Iemanjá, que abriu as praias para os cariocas na noite do dia 31, aos poucos foi sendo jogada pra escanteio. Hotéis e restaurantes resolveram incrementar a festa com fogos de artifício, a comemoração caiu no gosto do público, foi encampada pela prefeitura e acabou se espalhando por outras praias, por outras cidades brasileiras.

Testemunha e vítima de tantas perseguições, o povo do santo não brigou, não bateu pé contra a invasão. Recolheu seus tambores, transferiu a homenagem para a véspera do réveillon, resolveu não brigar. Talvez tenha errado ao abrir mão dessa espécie de usucapião cultural, mas optou por um caminho mais pacífico.

Nada contra cantos e louvores de outras crenças, a pluralidade e a diversidade sempre merecem ser festejadas. Mas não deixa de ser triste ver que, mais uma vez, os criadores da festa acabaram expulsos de campo, algo comum num país tão preconceituoso, que insiste em rechaçar aqueles responsáveis por grande parte de nossa cultura, que tanto nos ensinaram a dançar, a batucar, a cantar e a rezar. O Brasil insiste em brigar com seu passado, com sua memória – uma receita infalível para sabotar o nosso presente e o nosso futuro.

*

Por falar nisso: daqui a pouco, às 15h desta terça, 10 de dezembro, o amigo Luiz Antônio Simas estará no Bar Madrid, na Tijuca, falando sobre essas antigas demonstrações de fé no réveillon – vai mostrar como, apesar de tudo, os inventores da festa encontraram frestas que mantêm vivos seus cantos, danças e tambores.

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