‘Benditos livros’, sobre ‘Elefantes no céu de Piedade’
Por Fernando Molica em 08 de dezembro de 2021 | Comentários (0)
Uma bela e sensível resenha sobre ‘Elefantes no céu de Piedade’ publicada em @benditoslivros (e vale muito a pena ir até lá, ler comentários sobre outros livros):
Mais uma vez digo : 2021 é o ano no qual os livros curtos ganharam o meu coração. Em pouco mais de 150 páginas, Fernando Molica, em” Elefantes no céu de Piedade”, conseguiu entregar uma história que mexeu com a minha paz.
Nesse livro temos Francisco, um menino típico do subúrbio carioca , que está vendo a vida de sua família prosperar durante a ditadura, e que não tem motivos para duvidar do que ouve sobre o governo militar na escola e na TV.
Isso até o momento em que conhece o primo Carlos Alberto, jovem universitário que vem passar uma temporada na casa da família, no Rio de Janeiro.
Essa visita inesperada vai provocar uma ruptura familiar, quebrar o encanto da infância e trazer muitos aprendizados. Francisco e o leitor vivenciarão pequenas e grandes descobertas sobre o cotidiano social, sobre as relações familiares e sobre o que realmente foi construído ( e destruído) no país sob o discurso do crescimento econômico e a segurança politica.
Ver acontecimentos tão duros pelos olhos de um menino do subúrbio foi uma boa maneira de suavizar o impacto da narrativa histórica e também de discutir como a memória pode ser fluida, um constante exercício de construção e desconstrução .
Hoje somos capazes de enxergar que a narrativa oficial era bem diferente da realidade vivida, e que a ditadura brasileira, período sombrio da nossa história, ainda é repetidamente subestimado .
Contudo, é preciso ler, aprender, e nunca esquecer. Fernando Molica, em poucas páginas, apresenta uma história delicada e dolorosa que mexeu comigo.
Seus elementos de não ficção mostram atos e fatos que desconhecemos, ou que relevamos com o passar dos anos.
Obrigada, @oasyscultural, por mais um livro incrível!