WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Bom dia para estrear


Por Fernando Molica em 27 de março de 2008 | Comentários (9)

Se não me engano, foi com um título parecido – “Bom dia para nascer” – que o Otto Lara Resende deu início à sua colaboração com a “Folha de S.Paulo”. Depois, o título da coluna migrou para a capa de um livro que reuniu algumas de suas melhores crônicas publicadas naquele espaço, a página 2 do jornal.

Na hora de escrever este texto, me lembrei do Otto, e do tal título. Pronto, é com ele que abro esta nova fase do meu recém-criado blog. A partir de hoje, o blog se muda para esta casa nova, mais bonita, ampla, arejada. Uma casa que se sustenta no site, que também estréia hoje. Um site focado nos meus livros. Reuni aqui praticamente todo o material já publicado sobre eles: resenhas, reportagens, entrevistas. O site vem atrelado ao lançamento, no próximo dia 16, do meu novo romance, “O ponto da partida” (Record).

Relutei um pouco à idéia de criar o site – talvez o meu lado jornalista veja com alguma reserva esta exposição escancarada. Mas acho que pode ser bom. Pra mim foi interessante rever todo o material, editá-lo. O site é também uma maneira de responder a uma lógica um pouco cruel. Livros – de um modo geral associados a algo mais perene – têm hoje uma vida meio curta. Os lançamentos se sucedem numa velocidade que o mercado não consegue absorver. Os lugares mais nobres das livrarias são renovados quase que diariamente, uma lógica incompatível com o processo de leitura/deglutição/reflexão de um livro.

É curioso que a internet – algo mais relacionado a uma informação mais veloz, menos duradoura – acabe sendo utilizada para se tentar devolver ao livro um certo espaço de perenidade. Um amigo, o Sérgio Rodrigues, que mantém o blog Todoprosa (www.todoprosa.com.br), acha que a internet poderá salvar a literatura. Não como espaço privilegiado para a publicação de textos literários, mas como um bom lugar para discutir livros e idéias.

E é nisso que aposto. Espero que vocês gostem da nova casa, do novo site – e do novo livro, claro. Pra terminar, agradecimentos ao Marcelo Moutinho, que deu um empurrão importante para vencer minhas resistências ao site, ao Gabriel Lupi, responsável pelo projeto e pela decoração da casa, e ao Antônio Torres, que assina a orelha do novo livro – que pode ser conferida aí ao lado. Será um prazer recebê-los na livraria DaConde, no Leblon, no próximo dia 16, no lançamento de “O ponto da partida”.

Bem-vindos ao site e ao blog.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
30 de março de 2008

Ficou lindo o site, Molica! beijão.

Flávia
28 de março de 2008

Fala, pivô. Entrada triunfal na grande rede. Craque no conteúdo, craque (Gabriel/Pilastra) na forma... Ah, antes de acabar esse comentário, deixo meu 'de acordo' com relação à questão Niemeyer x funcionalidade. SRN, RPM

Paulo Roberto Matta
28 de março de 2008

Que nada, rapaz. Você é que fez um belo trabalho. Jornalistas, cordiais? Hehehe. abs.

Fernando Molica
28 de março de 2008

Opa! Que bom que todos estão gostando do site! Façam todos bom proveito! Acho que vou me especializar em sites/blogs de jornalistas, todos sempre muito cordiais. :]

Gabriel Lupi
28 de março de 2008

Tá bonita a casa nova, ó pá!

Marcelo
27 de março de 2008

Obrigado Sérgio e Flávio. Quanto às tais saudações, prefiro tomá-las como um tipo de ironia só permitida depois de quase 30 anos de amizade.

Fernando Molica
27 de março de 2008

tá bonito, molica... tá bonito...

gustavo poli
27 de março de 2008

Vida longa ao site do cumpadre multimidia. Saudações rubro-negras.

sergio costa
27 de março de 2008

Belíssimo site, Molica. Parabéns e boa sorte no lançamento!

Flávio I.