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Brasília e o plano de voo rumo à tragédia


Por Fernando Molica em 08 de dezembro de 2016 | Comentários (0)

Há algumas décadas que políticos e outros atores da vida nacional atuam como comandantes irresponsáveis que cultivam o hábito de esticar ao máximo a autonomia dos aviões. Lideranças brasileiras consideram normal conduzir o país em rota que desafia as regras elementares de segurança de voo – e que se danem os passageiros.

Em poucos meses, o Brasil expeliu presidentes da República e da Câmara dos Deputados – o do Senado escapou por pouco, graças a uma manobra em pleno ar. Lideranças do Judiciário e do Ministério Público entraram em guerra com o Legislativo, um presidente que tem medo de vaia em velório se acha capaz de fazer uma reforma radical na Previdência e de arrochar gastos públicos, um ministro do STF levantou dúvidas em relação à sanidade mental de um colega de tribunal, um presidente do Senado se achou no direito de não aceitar decisão da Justiça, que, desrespeitada, ignorou a turbulência e tratou de fazer um conchavão.

Ao, em 1998, em tempos de FHC, dizer que o governo atuava no “limite da irresponsabilidade”, Ricardo Sérgio de Oliveira, então diretor do Banco do Brasil, formulou uma definição que vale também para as administrações seguintes. Na conversa, grampeada, com o então ministro Mendonça de Barros, ele tratava da participação de fundos de pensão de estatais na privatização da Telebrás.

Os governos petistas também fizeram muitas piruetas na cabine de comando. Ampliaram os limites das relações com empreiteiras, mergulharam fundo no tradicional mercado de compra e venda de votos no Congresso e aderiram ao estica-e-puxa do orçamento, prática que forneceria o mote para o impeachment. O afastamento que começou a ser desenhado ainda em outubro de 2014, quando o PSDB atrapalhou o novo desembarque de Dilma no Planalto, não aceitou o resultado das eleições e chegou a protocolar pedido para anulação da chapa vencedora. O partido iniciou assim um processo que agora pode abater um governo do qual participa.

A lógica do deixa comigo e o princípio do la garantia soy yo fortaleceram o processo de derrubada da presidente que, concluído, abriria os hangares para novas decolagens sem rumo definido. Escolhido presidente da Câmara mais pelos seus defeitos do que por suas eventuais qualidades, Eduardo Cunha apostou na sua capacidade de voar com combustível vindo de refinarias suspeitas – transportou Dilma até a fogueira e hoje se vangloria do feito na cadeia.

Em nome da moralidade pública e da estabilidade, Temer, representante maior do PMDB de sempre, era visto como Sucatão e passou a Boeing 787 – chegou a ser apontado como símbolo de renovação. A acabou entronizado ao som das ruas, à luz da Lava Jato e à sombra da Torre de Geddel. Um desfecho que teve a contribuição do juiz que, depois de mandar prender quase toda a tripulação, tratou de, no momento mais crítico do voo, vazar um grampo que depois admitiria ser ilegal.

Procuradores da República que comandam a mais dura e bem-sucedida operação de caça-corruptos da história brasileira concluíram não ter instrumentos jurídicos para caçar os corruptos que abatem todos os dias. Insatisfeitos, munidos de fúria bíblica, propuseram uma nova versão dos Dez Mandamentos, tábuas que, ao admitirem a legalização de provas ilícitas e a relativização do habeas corpus, fazem com que as regras ditadas a Moisés se equiparem a normas de acampamento infantil. Operadores do Direito também demonstram prazer em voar entre montanhas em dias de tempestade.

Assustados, de olho no passado e nas antigas relações perigosas e lucrativas com a Odebrecht, deputados reagiram à iniciativa do Ministério Público e, na madrugada em que o país chorava a morte de jogadores e jornalistas, abusaram de sua autoridade ao aprovar um projeto contra abuso de autoridade que assusta até mesmo advogados que tentam livrar réus do martelo de chumbo de Sérgio Moro.

No tribunal que tem a responsabilidade de defender a Constituição, um ministro interrompeu uma votação decidida, pediu vistas num processo e, na prática, salvou da degola o presidente do Senado. Um outro ministro chutou o balde e, com uma liminar, afastou do cargo aquele que o colega salvara – e, por conta disso, foi chamado de doido e teve seu impeachment pedido por um de seus pares. Logo depois, sua decisão seria derretida, transformada no queijo que cobriu a pizza levada ao forno por conspiração que uniu os três poderes da República.

Nos estados e municípios, governadores e prefeitos não se constrangeram em aplicar o mesmo plano de voo federal, esbanjaram em obras superfaturadas e/ou desnecessárias, plantaram estádios, teleféricos, vagões ferroviários e colheram barcos, helicópteros, anéis, pulseiras, colares e, em alguns poucos casos, hospedagem forçada no cárcere. A trilha sonora do caos vem dos sons das bombas e morteiros de policiais e manifestantes que se engalfinham em frente à Assembleia Legislativa do Rio. Dá pra prever o que ocorrerá quando for posto em votação o projeto da aposentadoria eterna, aquela que será concedida apenas depois da morte e que garantirá às almas vida confortável no Paraíso.

Nosso combustível está acabando, não há como sustentar tamanha insensatez. Em meio a uma pesada recessão, o país se mostra frágil, risível, uma caricatura de si mesmo, espantalho que trata de inibir investimentos internos e externos. É preciso que os pilotos tenham o juízo de traçar um plano de voo razoável, que permita um pouso tranquilo. A insistência em desafiar os limites do razoável vai acabar matando todo mundo. Do além, De Gaulle manda e-mail para o Elio Gaspari: “Merde, como me arrependo de não ter dito aquela frase sobre o Brasil!”.

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