WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Elza, a garota do Sérgio Rodrigues


Por Fernando Molica em 25 de março de 2009 | Comentários (3)

Nesta quinta, o amigo Sérgio Rodrigues lançará seu novo livro, o “Elza, a garota” (Nova Fronteira), romance que tem como referência uma história espetacular e trágica: o assassinato, pelo PCB, de Elvira Cupello Calônio, a “Elza Fernandes”, adolescente de 16 anos, namorada de um figurão do partido e que, em 1936, na rebordosa do fracasso da tal Intentona Comunista, foi acusada de traição. Acabou estrangulada pelos camaradas.

O incrível é que essa história – célebre na época, Luiz Carlos Prestes foi um dos condenados pelo crime – foi praticamente apagada da memória nacional. Talvez o golpe de 1964 tenha, ironicamente, ajudado nisso. Quem falasse mal da esquerda em meio à repressão poderia ser acusado – certamente seria – de “fazer o jogo da direita”. Além disso, o PCB, embora clandestino, ainda tinha muito poder na imprensa e no meio intelectual.

Soube da história da Elza, lá no início dos anos 80, por um grande e saudoso amigo, o Claudio Lacerda, colega de redação na sucursal do Estadão. Claudio – sim, parente do Carlos, era sobrinho dele – foi uma das pessoas mais doces que conheci. Uma grande figura, profundo conhecedor da história contemporânea brasileira, um sujeito que não tinha qualquer problema em criticar quem quer que fosse. Se não me engano, cheguei a usar uma imagem da Elza (a única conhecida, estampada agora na capa do livro do Sérgio) numa matéria que fiz para o “Fantástico”, sobre os justiçamentos feitos por organizações clandestinas de esquerda nos anos 70.

Mas voltemos ao livro: o Sérgio encontrou uma ótima saída para tratar do tema, soube misturar – e separar – jornalismo e ficção. “Elza, a garota”, funciona como aqueles almanaques de antigamente, diverte e instrui.

Ah, o lançamento será a partir das 19h, na Livraria Travessa do Shopping Leblon.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
04 de janeiro de 2019

Oi, Ana Paula, tudo bem? Desculpe a demora na resposta. O Claudio foi um grande amigo, que me ensinou muito , inclusive sobre respeito a opiniões contrárias. Volta e meia eu o cito em alguma conversa. Beijos, obrigado pela mensagem.

Fernando Molica
22 de outubro de 2018

Oi Fernando! Achei por acaso seu texto, numa busca pelo nome do papai no google. Fico emocionada de ver seu carinho com ele. Obrigada! Um beijo, Thereza

THEREZA CRISTINA DE LACERDA PAIVA
22 de outubro de 2018

Molica, Aqui é a Ana Paula, filha do Claudio. Fiquei super emocionada com a sua menção carinhosa a ele. Em tempos de tanta polarização, como nos faz falta alguém que saiba ouvir com doçura opiniões diferentes das nossas ! Obrigada pelo carinho !

Ana Paula de Lacerda Paiva