WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Escolas de samba do Rio reforçam identidade ao carregar nome de suas comunidades


Por Fernando Molica em 23 de fevereiro de 2023 | Comentários (0)

Um dado curioso de escolas de samba de São Paulo é que, diferentemente do que ocorre com as cariocas – inspiração para todas as demais agremiações do gênero no país -, a maioria não traz em seus nomes uma ligação explícita com suas comunidades de origem. Todas as 12 escolas do Grupo Especial do Rio carregam em suas bandeiras referências aos seus bairros, ruas, cidades ou regiões da cidade ou do estado.

Algumas fazem questão de ressaltar que são resultado de algum tipo de associação. Frisam ser fruto de uma união (Unidos de Vila Isabel, Unidos da Tijuca, Viradouro) ou de reunião de especialistas, interessados no samba (Acadêmicos do Salgueiro, do Grande Rio).

Em São Paulo, das 14 escolas do grupo principal, apenas cinco trazem, em seus nomes, referências a locais de origem: Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Acadêmicos do Tucuruvi, Império de Casa Verde e Unidos de Vila Maria, quase o mesmo número das que explicitam em suas bandeiras a ligação com torcidas organizadas de clubes de futebol: Mancha Verde, Dragões da Real, Independente Tricolor e Gaviões da Fiel.

 

Artigo para o Projeto Colabora, íntegra aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *