WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Flávio Izhaki


Por Fernando Molica em 18 de outubro de 2021 | Comentários (0)

Autor dos belos romances ‘De cabeça baixa’, Amanhã não tem ninguém’ e ‘Tentativas de capturar o ar’, Flávio Izhaki publicou em suas redes este texto sobre ‘Elefantes no céu de Piedade’:

A construção de um romance calcado na memória de uma criança é uma estratégia arriscada. Fazer um livro sobre ditadura militar, depois de tantos lançados nas últimas décadas, também. Mas Molica consegue se equilibrar colocando como protagonista um bairro.

Há aqui uma história – um núcleo familiar comum do subúrbio dos anos 1970 cuja vida é de certa forma interrompida pela chegada de um primo que precisa se esconder por um tempo – e dentro dela outras desdobram-se sem pressa. O pai, trabalhador, dono de loja em Madureira; a mãe, dona de casa; a filha virando mocinha (para usar um termo da época), o menino que lembra, ainda na corda bamba entre a fantasia de criança e a incerteza do que não entende.

Mas o grande barato do romance é o bairro, a rua do subúrbio carioca – e aqui ele se aproxima do romance “O amor dos homens avulsos”, do Victor Heringer. É o pé no chão ao jogar bola na rua com golzinho de chinelo, é a fofoca de meninos e meninas adolescentes, é fazer parte da vida dos adultos, mas não entender o que está em jogo ali.

Numa rua de Piedade cabe o mundo do Brasil da ditadura. E como o Marcelo Moutinho fala na quarta-capa, “ela deixa marcas em nossas existências individuais.” E é por isso que outro livro sobre o período da ditadura militar no país é necessário, ainda mais no Brasil de 21/22.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *