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Hinos nacionais brasileiros


Por Fernando Molica em 10 de outubro de 2011 | Comentários (0)

Coluna Estação Carioca, jornal O DIA, 5/10/11

Na semana passada, muita gente se emocionou quando multidões cantaram dois dos no
ssos hinos nacionais. O oficial foi interpretado pelo público do jogo da Seleção em Belém; já a plateia do Rock in Rio fez um coro afinadíssimo para ‘Garota de Ipanema’. Tom e Vinicius devem ter sido acordados pela cantoria — e, claro, aproveitaram para beber e comemorar aquela celebração mais linda e cheia de graça. Temos alguns hinos, músicas que despertam mais do que um prazer individual, são capazes de gerar um sentimento coletivo, ajudam a nos identificarmos como habitantes de um mesmo pedaço de terra, pessoas que têm algo em comum. Isto funciona mesmo numa sociedade tão dividida e desigual como a nossa.

‘Garota de Ipanema’ é um desses hinos informais, fez sucesso em todo o mundo e ajudou a traduzir o jeito de se levar a vida no doce balanço a caminho do mar. ‘Aquarela do Brasil’, de Ary Barroso, é Hino, com ‘h’ maiúsculo — mais projetado que retrata um país, mas hinos tendem mesmo a cometer alguns exageros. Neste time, ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, tem escalação garantida. Assim como ‘Garota de Ipanema’, ultrapassou os limites regionais, talvez por sua beleza e por tratar de temas importantes, como sofrimento, luta, amor e esperança. Na chamada música clássica temos dois ótimos exemplos: a abertura do ‘Guarani’, de Carlos Gomes — já meio batida por sua identificação com a ‘Voz do Brasil’ –, e o tema principal das Bachianas Brasileiras nº 5, de Villa-Lobos, compositor que soube, como nenhum outro, incorporar elementos musicais presentes em vários cantos do País.

Todas essas obras estão carregadas de símbolos. É como se, ao criá-las, seus autores tivessem contado com a ajuda de muita gente, de todos nós. Tanto assim que não é difícil nos reconhecermos aos ouvi-las. Ao adotá-las, nos transformamos em seus coautores, nós é que a transformamos em hinos. Elogiar essas canções não implica a valorização de manifestações nacionalistas, de um modo geral, arrogantes, excludentes e até discriminatórias. Ninguém é melhor ou pior que outra pessoa pelo simples fato de ter nascido num determinado lugar. Hinos são ruins quando impostos, apropriados por ditadores e/ou corruptos — safados adoram se enrolar na Bandeira Nacional. Mas esses hinos se tornam doces quando incorporados à nossa vida, aos nossos corações; quando embalam nossos sonhos de viver num país melhor.

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