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PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

‘Instabilidade na concessão do bônus’ – Ionesco perde de goleada para os call centers brasileiros


Por Fernando Molica em 20 de agosto de 2010 | Comentários (3)

Reproduzo a seguir diálogos que, desde o dia 18, venho mantendo on line com o serviço de atendimento da Claro. A história é simples: no dia 10, resolvi migrar meu número de celular da TIM para a Claro. Esta última empresa prometeu que a tal da portabilidade seria feita às 22h do dia 13, sexta passada. Talvez a data – sexta, 13 – não tenha ajudado. O negócio não foi feito e tenho, desde então, apanhado mais do que marqueteiro do Serra. Fui jogado numa trama absurda, sem saída. Já dei queixa na Anatel, fiz escândalo no Twitter – e nada. A reprodução pública dos diálogos ajuda, pelo menos, a mostrar como andam as relações entre empresas e consumidores no País.

Bem, admito: apesar de todo o perrengue, os textos abaixo podem ser considerados de humor. Há trechos hilariantes – alguns revelam o uso de uma novilíngua (“Instabilidade na concessão do bônus”); outros apenas reafirmam o desrespeito (a atendente chama de ‘senhora’ – sinal que mal lia os textos que eu postava – um sujeito que tem o nome de José).

Divirtam-se.

Primeiro diálogo, 18/8
Paulo S Sr(a). jose fernando reis molica, bem-vindo ao Atendimento on-line da Claro. Em que posso ajudar?
(18/08/2010 16:22:30) jose fernando reis molica em primeiro lugar, não faça como seu colega. não saia do ar.
(18/08/2010 16:23:02) jose fernando reis molica – bem, semana passada, a claro mentiu duas vezes para mim: disse que concluiria a migração de meu celular na sexta à noite – e não o fez.
(18/08/2010 16:23:26) jose fernando reis molica no sábado, atribuiu o problema à TIM – o que era mentira, o que vcs reconheceram depois.
(18/08/2010 16:23:49) jose fernando reis molica depois, prometeram concluir a migração até hoje.
(18/08/2010 16:24:18) jose fernando reis molica Até agora, nada aconteceu. O oestouro do prazo é absurdo – cquando comprei o celular, vocês me disseram que a portabilidade seria concluída em cinco dias – ou seja, até domingo passado.
(18/08/2010 16:24:58) jose fernando reis molica estou com duas contas ativas( uma na TIM – 8111 XXXX) e outra na claro. ah, já me queixei à Anatel. Enfim, este rpoblema aacaba hoje? a que horas?

(18/08/2010 16:26:37) jose fernando reis molica Insisto: a portabilidade será, enfim, concluída hoje? a que horas? (18/08/2010 16:27:20) jose fernando reis molica tem
alguém aí?
(18/08/2010 16:28:27) jose fernando reis molica
Você foi embora, Paulo S?

(Paulo S havia mesmo ido embora)

Segundo diálogo – 18/8
(18/08/2010 16:44:59) jose fernando reis molica
O Paulo S foi embora, espero que vc, Paula R, não vá. Espero que vc me responda.
(18/08/2010 16:46:20) Paula R
Boa tarde.
(18/08/2010 16:46:22) Paula R
O número do celular informado anteriormente é o mesmo para o qual deseja informações?
(18/08/2010 16:47:01) jose fernando reis molica
sim
(18/08/2010 16:48:02) jose fernando reis molica
quero saber quando vcs vão comncluir o processo de portabilidade. é só ler o que escrevi par aseu colega.
(18/08/2010 16:49:26) Paula R
Este atendimento gerou o número de protocolo 2010162085332 que também será encaminhado por torpedo em até 24h. Peço, por gentileza, que responda as mensagens enviadas por mim em até 03 minutos, evitando uma desconexão automática.
(18/08/2010 16:49:48) Paula R Sr. Jose, verifiquei em nosso sistema e consta que a migração foi concluída.
(18/08/2010 16:50:20) jose fernando reis molica
acabei de ligar para
(18/08/2010 16:50:38) jose fernando reis molica
acabei del igar para o 8111 xxxx. tocou o telefone antigo, o da tim.
(18/08/2010 16:50:47) jose fernando reis molica
a migração não foi concluída!

(18/08/2010 16:51:29) jose fernando reis molica
faça o teste. insisto: a migração foi não concluída.
(18/08/2010 16:52:06) jose fernando reis molica
desculpe, mas a situação é absurda.
(18/08/2010 16:52:23) Paula R
Sr. Jose, como consta em nosso sistema que a migração foi concluída podemos fazer a configuração de rede em seu aparelho. (18/08/2010 16:52:40) Paula R
Sr. Jose, concorda em fazer a configuração de rede em seu aparelho?
(18/08/2010 16:53:10) jose fernando reis molica
Paula, não tenho a menor ideia do que seja isso. Só quero que meu trelefone novo passe a funcionar com o número antigo.
(18/08/2010 16:54:01) jose fernando reis molica
O que é configuração de rede? no que implica?
(18/08/2010 16:55:57) Paula R
Sr. Jose, foi feito o envio de rede ao seu aparelho, por isso peço por gentileza que desegue o aparelho ligue-o novamente após 4 horas, pois o problema com a portabilidade pode estar relacionado a rede.
(18/08/2010 16:56:18) jose fernando reis molica
qual aparelho que deve ser desligado? o novo?
(18/08/2010 16:56:59) Paula R
Sr. Jose, o aparelho em que a linha foi ativa na Claro, ou seja o aparelho que foi feito a portabilidade.
(18/08/2010 16:57:44) jose fernando reis molica
Ok, o outro continuara funcinando, certo? Sou jornalista, faço uma coluna num jornal do Rio, não posso ficar sem ceular durante o dia!
(18/08/2010 16:58:02) Paula R
Sim senhor.
(18/08/2010 16:58:30) jose fernando reis molica
daqui a quatro horas isso será concluído, certo?
(18/08/2010 16:58:45) Paula R
É necessário que desligue apenas o aparelho em que a linha pós-pago foi ativa.
(18/08/2010 16:58:51) Paula R
Sim senhor.
(18/08/2010 16:59:10) jose fernando reis molica
já o desliguei.
(18/08/2010 16:59:39) Paula R
Sr. Jose, algo mais em que possa ajudar?

Terceiro diálogo – 18/8

(18/08/2010 21:24:01) Fernanda N Sr(a). jose fernando reis molica, bem-vindo ao Atendimento on-line da Claro. Em que posso ajudar? (18/08/2010 21:24:16) jose fernando reis molica Vocês falharam de novo.
(18/08/2010 21:24:43) Fernanda N Boa noite
(18/08/2010 21:24:56) jose fernando reis molica Ao contrário do que me disseram há quatro horas atrás, não conseguiram concluir a migração de meu teleofne 8111 XXXX da TIM para a Claro.
(18/08/2010 21:25:12) Fernanda N Este atendimento gerou o número de protocolo 2010162330312 que também será encaminhado por torpedo em até 24h. Peço, por gentileza, que responda as mensagens enviadas por mim em até 03 minutos, evitando uma desconexão automática.
(18/08/2010 21:25:27) jose fernando reis molica O processo teria que ter sido concluído na sexta-feira
(18/08/2010 21:25:30) Fernanda N O número do celular informado anteriormente é o mesmo para o qual deseja informações?
(18/08/2010 21:25:42) jose fernando reis molica claro.
(18/08/2010 21:26:09) jose fernando reis molica Vocês falharam e mentiram – atribuíram, no sábado, o problema à TIM. Me queixei à Anatel, vocês prometeram resolver tudo hoje.
(18/08/2010 21:26:40) Fernanda N Qual o número que o senhor fez a Portabilidade com o DDD?
(18/08/2010 21:26:52) jose fernando reis molica 21 8111 XXXX
(18/08/2010 21:27:01) Fernanda N Aguarde um momento, por favor.
(18/08/2010 21:27:19) jose fernando reis molica Pouco antes da 17h, vocês mentiram de novo: disseram que a portabilidade havia sido feita. Mostrei que não.

(…)

(18/08/2010 21:27:59) jose fernando reis molica Acabei de fazer o teste: o número 8111 XXXXcontinua na TIM.
(18/08/2010 21:28:27) Fernanda N O senhor pode informar o número do Protocolo da solicitação da Portabilidade?
(18/08/2010 21:28:46) jose fernando reis molica Isto está no contrato
(18/08/2010 21:29:06) jose fernando reis molica contrato que assinei na terça passada na loja do rio Sul.
(18/08/2010 21:29:17) Fernanda N Informe o número do Protocolo da solicitação de Portabilidade?
(18/08/2010 21:29:34) jose fernando reis molica É absurdo que vocês não o localizem. Esotu no meu trabalho; o contrato está em casa.
(18/08/2010 21:30:11) Fernanda N Estou pedindo o número do protocolo que o senhor fez a solicitação da Portabilidade?
(18/08/2010 21:30:22) Fernanda N Não é informação sobre o contrato.
(18/08/2010 21:30:36) jose fernando reis molica Eu fiz a solicitação ao comprar o novo aparelho.
(18/08/2010 21:30:54) jose fernando reis molica Foi algo automático. O prazo de 13 de agosto me foi passado pela atnedente da loja.
(18/08/2010 21:31:13) jose fernando reis molica No sábado, quando reclamei por telefone, vocês me deram outro prazo, 18 de agosto.
(18/08/2010 21:31:42) jose fernando reis molica Não liguei para pedir a portabilidade: eu aproveitei uma promoção da Claro para mudar de operadora. (18/08/2010 21:32:24) Fernanda N O senhor fez Portabilidade de qual número?
(18/08/2010 21:32:41) jose fernando reis molica Pela terceira vez neste contato: 21 8111 XXXX.
(18/08/2010 21:35:05) Fernanda N Verifiquei no sistema e consta um protocolo em aberto do dia 16/08/2010.

Protocolo Único 2010160592396
(18/08/2010 21:35:17) jose fernando reis molica O atendimento anterior on line gerou o número de protocolo 2010162085332 . Mas, antes, já falara com vocês no sábado. (18/08/2010 21:35:50) Fernanda N É necessário que o senhor aguarde o prazo de 5 dias úteis, pois a area responsável entrará em contato com o senhor.
(18/08/2010 21:35:59) jose fernando reis molica Parem de culpar o tal sistema! Vocês me deram um prazo de cinco dias para fazer a portabilidade. Isto, no dia 10. Ainda na loja, disseram que a mudança seria no dia 13,
(18/08/2010 21:36:39) jose fernando reis molica No sábnado, dia 14, prometeram que a mudança seria feita hoje, dia 18. No dia 16, dei queixa à Anatel. Hoje, mais cedo, vocês mentiram de novo, disseram que protabnilidade
(18/08/2010 21:36:59) jose fernando reis molica que a portabilidade havia sido feita. Parem de me tratar feito palhaço.
(18/08/2010 21:37:39) jose fernando reis molica Não tem´nada de cinco dias! Isto é absurdo. ^Terei que abrir nova queixa na Anatel? estou tendo o cuidado de arquivar todas essas trocas de mensagens!

Quarto diálogo – 20/8

(20/08/2010 10:07:29) Carla F Sr(a). jose fernando reis molica, bem-vindo ao Atendimento on-line da Claro. Em que posso ajudar?

(20/08/2010 10:07:41) jose fernando reis molica Já decorei as perguntas de vcs.

(20/08/2010 10:07:49) Carla F Bom dia.

(20/08/2010 10:08:07) Carla F Por gentileza poderia me informar o numero de seu celular?

(20/08/2010 10:08:12) jose fernando reis molica na verdade, o prblema a não-migração do telefone 21 8111 XXXX, linha originalmente da TIM

(20/08/2010 10:08:29) jose fernando reis molica no dia 10, comprei um celular claro para fazer a portabilidade.

(20/08/2010 10:09:00) jose fernando reis molica a claro disse que a transferência seria feita às 22h do dia 13. Não foi feita. reclame seguidas vezes, inclusive com a Anatel. e nada

(20/08/2010 10:09:13) jose fernando reis molica hoje é dia 20, há uma semana que sou feito de palhaço.

(20/08/2010 10:09:29) jose fernando reis molica estou com duas contas ativas, pagando por ambas: uma na TIm. outra na Claro.

(20/08/2010 10:09:59) jose fernando reis molica Ressalto que o prazo máximo para que a portabilidade fosse efetuada seria de cinco dias, ou seja, terminaria no domingo passado.

(20/08/2010 10:10:06) jose fernando reis molica Isso é brincadeira, tortura?

(20/08/2010 10:10:15) Carla F Este atendimento gerou o número de protocolo 2010163319065 que também será encaminhado por torpedo em até 24h. Peço, por gentileza, que responda as mensagens enviadas por mim em até 03 minutos, evitando uma desconexão automática.

(20/08/2010 10:10:59) Carla F Senhor nesse caso o senhor devera ir a loja.

(20/08/2010 10:11:02) jose fernando reis molica por favor, não me mande ligar para o atendimento telefônico. fiz isto ontem. fiquei, sem exagero, carla f, uma hora sendo enrolado.

(20/08/2010 10:11:15) jose fernando reis molica devo ir aa loja pq?

(20/08/2010 10:12:00) jose fernando reis molica pq ir à loja? lá eles irão colocar a culpa no ´sistema´, alegarão que nada poderão fazer.

(20/08/2010 10:12:57) jose fernando reis molica o problema não é a loja, é a claro. assinei um contrato com a claro, contrato que diz, expressamente, que a migração seria feita no dia 13, às 22h. só exijo o cumprimento do contrato.

(20/08/2010 10:13:42) jose fernando reis molica vc ainda está aih, carla f?

(20/08/2010 10:14:10) Carla F “Sr. Jose, foi constatado uma instabilidade na concessão do bônus e a área responsável está trabalhando para disponibilizá-lo até às 17:00 do dia 20/08/2010. Peço desculpas pelo transtorno. Agradeço a sua compreensão e desejo um bom dia!”

(20/08/2010 10:15:00) jose fernando reis molica Instabilidade na concessão do bônus? o que é isso?

(20/08/2010 10:15:29) jose fernando reis molica que bônus? não pedi bônus nenhum? Desde quando bônus é sinônimo de efetuação da portabilidade?

(20/08/2010 10:15:51) jose fernando reis molica Instabildiade? Está chovendo? Tempo instável?
(20/08/2010 10:15:59) Carla F Desculpe.

(20/08/2010 10:16:12) jose fernando reis molica Por favor, falem portugues!

(20/08/2010 10:16:42) Carla F Sr.Jose, Estamos trabalhando para regularização do serviço em até 48 horas. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradeço a sua compreensão. Bom-dia!”

(20/08/2010 10:16:46) jose fernando reis molica Não quero Bônus, quero que vcs cumpram com a obrigação de efetuar a transferência do meu número da TIM para a Claro.

(20/08/2010 10:16:53) Carla F Esta com estabilidade.

(20/08/2010 10:17:06) jose fernando reis molica Não me mandem respostas prontas, que já chegam entre aspas.

(20/08/2010 10:17:20) Carla F Senhor desculpe enviei erado.

(20/08/2010 10:17:33) jose fernando reis molica não compreendo nada. estou tendo prejuízo, pagando duas contas, dois planos.

(20/08/2010 10:17:36) Carla F Senhora então entre em contato com o 1052.

(20/08/2010 10:17:56) jose fernando reis molica primeiro, não sou senhora. josé eh nome masculino.

(20/08/2010 10:18:02) jose fernando reis molica fernando também é nome m asculino.

(20/08/2010 10:18:32) jose fernando reis molica se vc leu minhas mensagens – duvido que tenha feito, não mleu nem meu nome – teria visto que eu já liguei para o 1052.

(20/08/2010 10:18:55) jose fernando reis molica liguei ontem, fiquei uma hora falando com uma colega sua.

(20/08/2010 10:19:41) jose fernando reis molica vocês apenas me empurram de um lado para outro. você gostaria de ser tratada desse jeito, carla f?

(20/08/2010 10:20:43) jose fernando reis molica já estamos teclando há 12 minutos e, até agora, você não tomou qualquer medida prática para tentar resolver o problema. já notou isso?

(20/08/2010 10:21:13) jose fernando reis molica já tentou me empurrar para a a loja, para o 1052, já me chamnou de senhora, já fez previsão do tempo (instabilidade…). mas, de prático, não fez nada.

(20/08/2010 10:22:19) Carla F Senhor tera que ir na loja ou ligar no 1052.

(20/08/2010 10:22:39) jose fernando reis molica eu já liguei para o 1052, carla f.

(20/08/2010 10:22:53) Carla F Portabilidade não é por aqui.

(20/08/2010 10:23:09) jose fernando reis molica loja é para vender celulares, não para resolver problemas de sistema.

(20/08/2010 10:23:26) Carla F E o que eles disseram ao senhor?

(20/08/2010 10:23:48) jose fernando reis molica portabilidade não é por aqui! espetacular! certamente não é, portabilidade, definitivamente, não é na claro.

(20/08/2010 10:24:03) jose fernando reis molica eles fizeram o mesmo que vc, carla f. me enrolaram.

(20/08/2010 10:24:06) Carla F Senhor pois portabilidade é feito a loja, poer isso teria que ir a loja.

(20/08/2010 10:24:40) Carla F Senhor desculpe-me pelo constranguimento

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Comentários
14 de setembro de 2010

Mestre, isso é porque você não conhece a Oi... legítima herdeira da Telerj (ou Telerda) e da Telemar (ou Telemerda). Minha relação com essa bosta é tão neurótica que, na rua, se alguém passa por mim e diz "oi", eu já penso que é sacanagem, deboche ou sei lá o quê. Está aperreado com a Tim? Pois então entre no mundo maravilhoso da Oi. Vc vai ficar feliz de ser cliente da Tim. Abraço, do Cesar Tartaglia

cesar tartaglia
20 de agosto de 2010

Oi, Maria Clara. Fico espantado com a impunidade, com a facilidade com que essas empresas cometem esses atentados. Hoje à tarde, a Claro entrou em contato comigo - e só o fez graças às minhas queixas na Anatel. Ou seja, minhas queixas à própria Claro não deram em nada. Ficaram de fazer a tal migração em três dias, mas três dias úteis. Se tudo der certo, isto ocorrerá 15 depois da minha adesão à empresa. e não tem multa, não tem punição, não tem nada. e olha que a Claro admitiu sua culpa no episódio. Enfim, muito chato e revoltante. abs, saudações alvinegras. Molica

Fernando Molica
20 de agosto de 2010

Molica, Sei exatamente como você se sente. Fiquei durante 7 dias tentando conseguir minha VELOX com a OI. Falei com mais de 50 atendentes completamente retardados e ignorantes - uma até desligou na minha cara pois não gostou do meu tom de voz (pasme). O mais engraçado é que eu tinha velox antes de me mudar, me mudei para um lugar que tinha a possibilidade de receber velox e INVENTARAM uma tal FILA DE VIABILIDADE ( se isso existe, não se encontra no meu dicionário), que obviamente fui descobrir muito tempo depois que não existe. Após ouvir milhares de vezes as mesmas respostas burras e ineficientes, falar com as mesmas pessoas completamente desqualificadas e programadas, me senti num filme de terror. Chorava compulsivamente, achei que fosse enlouquecer. E acho, realmente, que enlouqueci. Nós sempre queremos coisas tão simples, não é mesmo? No fim das contas, esse sistema completamente falho em que vivemos vai nos fazer entrar em colapso. Se não é que já não estamos... Sou jornalista também, trabalho na VTN Comunicação, especializada em seguros. E claro, botafoguense de coração. Coloquei meu site www.redacaoalvinegra.com.br para que você dê uma olhada. Um abraço, Maria Clara Cardona

Maria Clara Cardona