Jazz e Cortázar com Antônio Torres
Por Fernando Molica em 28 de junho de 2010 | Comentários (2)
Tão bom quanto ler Antônio Torres – autor de, entre outros, Um cão uivando para a lua e Essa terra – é ouvi-lo falar. O sujeito é um grande contador de histórias, profundo conhecedor de literatura e de jazz, tem uma excelente capacidade de relacionar autores, livros, músicos e compositores. Consegue fazer ótimas conexões entre tal livro/conto e uma determinada interpretação de um tema jazzístico – o mais curioso é dá certo.
Desde o ano passado que ele vem ministrando cursos na Casa do Saber, no Rio. As aulas são imperdíveis. No próximo dia 6, ele começará uma nova oficina, Ritmos do Jazz em Prosa & Imagens. Serão quatro reuniões em torno do conto O perseguidor, obra-prima de Júlio Cortázar, ao som de Charlie Parker e imagens dos filmes Bird, de Clint Eastwood, e Round Midnight, de Bertrand Tavernier (dois espetaculares longas sobre jazz). Haverá espaço para a leitura e análise de textos dos participantes.
Se eu fosse você, correria para me inscrever (eu bem que gostaria, mas saio muito tarde do jornal).
Casa do Saber – Rio de Janeiro
Oficina Literária Ritmos de Jazz em Prosa & Imagens
Início: 6 julho
Duração: 4 encontros
Terças-feiras, às 19h (06/07, 13/07, 20/07, 27/07)
Valor: R$ 200,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 240,00
Tel.: (21) 2227-2237 222-SABER
E-mail: inforio@casadosaber.com.br
Fernando, tive a honra de participar da oficina de crônicas do professor Antônio na I Bienal do Livro de Curitiba, onde sou professora de idiomas. Além do aprimoramento cultural, ganhei um grande amigo. Os cursos que ele ministra intensificam as cores da vida !
Rita de Cássia JankowskiPutz grande dica Molica! Na certa.
Fabio Seghese