Leitura recomendada – por Décio Torres
Por Fernando Molica em 02 de novembro de 2023 | Comentários (0)
É sempre uma alegria ler um livro bem escrito e que nos proporciona prazer e momentos de reflexão durante sua leitura. “Náufragos” (Malê, 2023), de Fernando Molica, é um desses livros cuja leitura recomendo. Com a bela capa de Dandarra Santana, a antologia é composta de 19 contos de variados temas retirados de cenas do cotidiano e da história de nosso país.
No conto “Vizinho” que abre a coletânea, o autor, com toda sua sensibilidade jornalística, leva o leitor, através de seu personagem, a enfrentar seus medos durante uma visita a uma sala de caixas eletrônicas e mostra como preconceitos disseminados pelas redes e veículos de comunicação são internalizados e arraigados por nosso sistema de autopreservação ao acelerar mecanismos de defesa, às vezes desnecessários. A partir daí, somos conduzidos numa inusitada viagem de táxi cujo motorista se torna o narrador de mais uma história de amor mal resolvida, histórias banais que compõem o universo das pessoas comuns e se mesclam a tantas outras cantadas em músicas similares que tocam no rádio do carro.
E, assim, com a maestria do autor, o narrador vai tecendo uma sequência de histórias de nossa vida cotidiana que nos surpreendem a cada virada de página: a fuga de um bandido que só lembra da casa da avó em sua infância enquanto foge da polícia; falcatruas financeiras por causa de quase homônimos; conversas com pessoas que compartilham assentos e histórias pessoais no transporte público; as implicações de diferenças etárias nas relações sexuais entre uma garota de 23 anos e um homem casado e com filhos; as surpresas de um diálogo inusitado entre um condutor evangélico e uma passageira filha de santo numa corrida de Uber; o grito de desabafo sobre as distâncias construídas entre seres que um dia se amaram ou assim acharam; as histórias contadas por fluidos corporais e resíduos que se acumulam e se juntam na barra de apoio de um ônibus; a descoberta da violência implícita em algumas palavras proibidas em conversas familiares e a busca da concretização do significante em significado palpável; a tragédia provocada por disputas poéticas numa roda de samba; a junção e separação de corpos e almas no movimento de anéis de um chaveiro. Tudo se torna um roteiro para um conto neste livro de Molica, que, de forma poética e bem humorada, descreve tanto os devaneios e pensamentos de um náufrago quanto a viagem interior de uma moça sob o efeito de drogas. Como afirma Flávio Izhaki na orelha do livro: “As personagens desse grande naufrágio estão quase sempre acompanhadas e em movimento, mas estão sós, inexoravelmente sós. Como, no fundo, estamos todos nós.”
“Náufragos” pode ser encomendado diretamente do autor aqui marcado ou no site da Editora Malê.
Nascido no Rio de Janeiro, Fernando Molica é jornalista e autor de seis romances. Seu último romance “Elefantes sob o céu de Piedade” foi finalista do Prêmio Oceanos de 2022. Finalista do Prêmio Jabuti, possui dois romances publicados na Alemanha e na França: “Notícias do Mirandão” e “Bandeira negra, amor”.
Décio Torres