WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Lula, Collor e Miriam Cordeiro


Por Fernando Molica em 17 de julho de 2009 | Comentários (3)

OK, política é assim mesmo, é preciso engolir sapos, garantir a governabilidade, acordos são feitos com inimigos e não amigos, problemas pessoais não podem interferir nos interesses nacionais. Tá certo, tá certo. Mas há algumas questões muito complicadas: esses carinhos entre o Lula e o Collor ultrapassam o limite do razoável. Há 20 anos, no último dia da campanha eleitoral, o Collor colocou no ar um depoimento de uma ex-namorada do Lula, a Miriam Cordeiro, mãe de uma filha do petista. Uma filha – Lurian – cuja existência havia sido revelada, meses antes, em reportagem do Luiz Maklouf Carvalho.

No depoimento, a Miriam desancava com o Lula. Dizia que ele, ao saber da gravidez, sugeriu que ela abortasse. Depois, afirmava que ele era racista, que não gostava de negros. O tal depoimento sujou a eleição de 89, gerou indignação, protestos, o cacete a quatro. No debate – aquele famoso último debate da campanha – o Lula sequer cumprimentou o Collor. A Miriam Cordeiro foi espezinhada, jornais garantiam que ela tinha recebido uma boa grana para dar o tal depoimento. A mulher passou a viver escondida de jornalistas. A vida dela se transformou num inferno.

E eis que, 20 anos depois, Lula e Collor parecem amigos de infância. Sei não, é muito esquisito. Será que eles conversam sobre o episódio? Será que já há clima para um churrasco que reúna Lula, Collor, Renan, Cleto Falcão, D. Marisa, Lurian e, claro, Miriam Cordeiro? Rende uma bela matéria. Bem, aí vai o link para o depoimento de Miriam: www.youtube.com/watch?v=_JQVLKpBzn0 .

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
23 de maio de 2010

Gil, muitos de nós ainda pensam como nos tempos autoritários, onde o presidente pode "prender e arrebentar". Lula não "perdeu", mas sim aproveitou a oportunidade para mostrar-se estadista e democrata, deixando que todas as institituições funcionasem para o que desse e viesse: CPI's, oposição, imprensa, judiciário, etc. etc. Se alguém falhou, não foi ele. Exatamente por isso ele tem credibilidade e popularidade... Pense um pouco e veja se não é isso.

Ed.
29 de novembro de 2009

Míriam pede perdão a Lula 16 anos depois Do colunista Ancelmo Gois, hoje em O Globo: "Míriam Cordeiro, aquela ex-namorada de Lula que em 1989 se prestou à baixaria de acusar o petista de tentar forçá-la a um aborto, quer pedir desculpas ao presidente, 16 anos depois. Ao ver a entrevista do ?Fantástico? em que Collor também confessa arrependimento, Míriam escreveu à TV Globo. Na carta, em suma, diz: ?Perdão.? Escreveu Míriam Cordeiro: ?Peço desculpas, em primeiro lugar, a meus filhos, principalmente à minha filha (Lurian), a quem tanto magoei, à minha família, a meus netos, e, especialmente, ao Lula. Se hoje pudesse fazer alguma coisa para ajudá-lo neste momento de crise, faria.? http://201.7.176.88/pais/noblat/posts/2005/08/19/miriam-pede-perdao-lula-16-anos-depois-26134.asp

joselito
19 de julho de 2009

Fernando, o Lula perdeu uma grande oportunidade de ficar marcado como um dos maiores estadista brasileiros. Teria, desde as primeiras denuncias de corrupção, que investigar, afastar, punir e prender os corruptos, principalmente do próprio PT. Perdeu a oportunidade! Imagino se tivesse feito isso o quanto seria a sua credibilidade e popularidade. Abraços, Gil

Gil