Marcelo Moutinho e ‘Elefantes no céu de Piedade’
Por Fernando Molica em 16 de outubro de 2021 | Comentários (0)
Carioca, escritor, jornalista e suburbano, o camarada Marcelo Moutinho escreveu o texto da quarta capa de ‘Elefantes no céu de Piedade’ e publicou este belo comentário em suas redes sociais:
Li “Elefantes no céu de Piedade” de uma só sentada, num voo entre Rio e Paris, bem antes de virar livro. E a história imaginada pelo Molica só ganhou importância nesse intervalo.
Embora tenha caráter político – a trama de passa em meio à ditadura civil-militar -, o romance passa longe do panfletário. Faz um belíssimo panorama do subúrbio carioca do começo dos anos 1970, a partir do microcosmo do núcleo familiar. Há lirismo e delicadeza no relato.
Tive a alegria de escrever um pequeno depoimento para a quarta capa do livro (no meio editorial chamamos de “blurb”). Está na segunda imagem deste post, logo após a capa. Como digo lá, a memória é um ótimo antídoto contra as tiranias.
Aqui, o texto da quarta capa do romance:
Pelos olhos de um menino, Fernando Molica nos mostra que a sombra da ditadura não é difusa ou remota. Pelo contrário: projeta-se e deixa marcas em nossas existências individuais. Este é um livro sobre o fim da inocência, mas também sobre a importância da memória como antídoto contra as tiranias.