WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

“Molica dosa bem a cidade encantadora e terrível”


Por Fernando Molica em 07 de setembro de 2023 | Comentários (0)

Os contos de Fernando Molica falam muito do Rio de Janeiro, embora, bom aprendiz das melhores lições, sua aldeia se universalize.

É possível olhar esses contos de muitos pontos de vista. Na maioria das vezes, o personagem central é um homem. Pasmem, não é um cafajeste, ao contrário, é alguém atento e disposto a aprender, inclusive e principalmente com as mulheres. Pode-se olhar também pela adesão ou não ao conto. Certas horas, Molica tangencia a crônica (como em Trajetos, que, apesar da proximidade com a crônica, é o conto mais conto possível, com aquela característica de a verdadeira história estar oculta, sugerida), noutras horas não exatamente a poesia mas a um texto de (na falta de uma palavra melhor) devaneio (Náufragos, por exemplo).

O Rio é um pouco esse que está por aí, com muito samba, futebol, perrengues. Mas Molica esgarça essa cidade e, no texto que mais me impactou (Bons Tempos), a leva ao futuro. Meus amigos, mesmo as saídas mais mirabolantes não dão conta das armadilhas soltas nessa cidade (nesse Estado).

Molica dosa bem a cidade encantadora e terrível.

 

Alexandre Brandão

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *