WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Notícias alemães 2


Por Fernando Molica em 17 de setembro de 2011 | Comentários (0)

. Engraçado é conhecer em Berlim uma romena que aprendeu a falar português graças à exibição de Avenida paulista em sua terra. Por lá, a novelinha foi mostrada em português, com legendas em romeno, uma língua também originada do latim. A moça gostou do seriado e se apaixonou pelo Antônio Fagundes. O resultado é que resolveu aprender a língua do então galã.

. O programa do Metropolitan, o festival literário que me levou a Frankfurt, previa uma leitura numa escola pública em uma cidade vizinha. Conhecer a tal escola foi uma das experiências mais interessantes da viagem. As crianças são como as nossas, crianças são parecidas. Mas a escola é comparável a qualquer uma de nossas melhores escolas privadas. Grande, bonita, limpa, flexível a ponto de levar um escritor brasileiro para falar de seu livro. OK, a Alemanha é uma grande economia, não dá para comparar nossa situação com a deles. Mas também não dá para admitirmos que muitas de nossas escolas públicas sejam tão ruins, tão miseráveis.

. É engraçado como os conceitos de luxo e sofisticação ganham outro significado, menos relacionado à posse de bens, mais ligado à possibilidade de se desfrutar de uma cidade agradável, que respeita pedestres e ciclistas. Como é bom poder passar um dia pedalando por Frankfurt. As margens do rio Main, que corta a cidade, são ocupadas por imensas áreas verdes, é como se o Aterro tivesse um rio – limpo – no meio. Fiquei com uma saudável inveja do Michael Hohmann, um dos organizadores do Metropolitan. Uma noite, fizemos uma sessão numa cidade vizinha, Darmstadt. Depois da leitura, saímos para jantar, só voltamos para Frankfurt depois da meia-noite. Quando chegamos ao meu hotel, o Michael também saltou do carro, deu boa noite ao motorista e voltou pra casa de bicicleta. Isso é muito bom.

. Por falar em carro. Os caras lá inventaram um curioso drink para escapar da Lei Seca. Alguns restaurantes servem uma mistura de vinho branco com água, uma espécie de refresco de uva turbinado. Deve estragar o vinho e a água.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *