WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

O Botafogo será campeão


Por Fernando Molica em 21 de maio de 2012 | Comentários (0)

Texto publicado em caderno especial sobre o Campeonato Brasileiro que saiu no jornal ‘Brasil Econômico’ no último dia 18:

O Botafogo será o campeão brasileiro de 2012. Isto, se não for rebaixado. Só quem não é alvinegro se surpreende com hipóteses assim tão díspares; conosco é tudo preto ou branco, sem gradações. Ou ­ – conduzidos por nossa estrela solitária – flutuamos no céu de todas as glórias ou arrastamo…s correntes no mais profundo dos infernos. Há mais de cem anos desancamos com todas as probabilidades, gargalhamos de qualquer prognóstico. No nosso caso, não dá nem pra consultar outras estrelas, verificar conjunções de planetas e que tais: não há horóscopo que dê conta de três datas de nascimento (a do clube de regatas, a do de futebol e a que marca a fusão de ambos — episódio provocado por uma tragédia, a morte de um jogador, fulminado por um enfarte, em jogo entre as equipes de basquete dos dois times quase homônimos).
O clube de futebol não foi criado por cartolas, mas por adolescentes que decidiram organizar um time. Somos, portanto, herdeiros de um entusiasmo juvenil, que acredita ser possível concretizar, em cada jogo, o não perder pra ninguém de que fala nosso hino. Assim, meninos que somos, reverenciamos nossos ancestrais, tantos ídolos passados, os heróis de 58, 62 e 70 — ídolos também de vocês, caras-pálidas. Levamos, para todos os jogos, faixas com nomes e rostos de Nilton Santos, Didi, Amarildo, Zagallo, Jairzinho, Paulo César e, do maior todos, Mané Garrincha. No desespero, ao ver um ignominioso lateral ser expulso em decisão de campeonato, sempre podemos olhar para o lado e buscar, nas glórias pretéritas, estímulo para o dia seguinte.
Em 1989, depois de 20 anos sem vencer um reles campeonato estadual, conquistamos o título sobre aquele time da Gávea, que então ostentava estrelas como Zico, Bebeto, Jorginho, Leonardo e Zinho. Não foram páreo para Gottardo, Josimar, Mazolinha, Paulinho Criciúma e Maurício. Gostamos do imponderável, do imprevisível, para o bem ou para o mal. Às vésperas de mais um Brasileirão tenho apenas a certeza de que sofrerei mais do que ministro da Dilma em reunião de balanço de governo. Mas não há outro jeito — como diz uma música cantada pela torcida, não escolhi ser Botafogo, fui escolhido. Escolhido pelo time do louco Heleno e do torto Garrincha. Vocês aí que se cuidem, o Botafogo será campeão

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *