O futebol de cada um
Por Fernando Molica em 29 de maio de 2010 | Comentários (0)
No próximo dia 9, eu e o caríssimo amigo Moacyr Luz colocaremos nossos times em campo: livros sobre futebol escritos para a Coleção Gols de Letra, da Rocco. Convocados pela Ana Martins Bergin, calçamos chuteiras virtuais e escrevemos histórias ancoradas em nossa memória, em nossas vidas de meninos suburbanos.
Soube que praticamente todos os autores chamados para integrar a coleção – voltada para o público infanto-juvenil – agiram de forma semelhante. Foram buscar no passado o mote de suas histórias. Faz sentido: o futebol, de alguma forma, nos mantém jovens, impede nosso envelhecimento definitivo. A bola é nosso primeiro brinquedo, um brinquedo eterno, que nos acompanha por toda a vida. Torcer por um time – algo tão essencial quanto inútil – tem algo de poético, de lírico, de amor desinteressado, de absoluta entrega.
Gostei muito de escrever o livro, que recebeu um cuidadoso tratamento gráfico do Marcelo Martinez, do Laboratório Gráfico. A bela capa e as ótimas ilustrações são do Orlando Pedroso; a orelha, do amigo Marcelo Moutinho.
Bem, o título do meu livro é O misterioso craque da Vila Belmira; o do Moa, Camisa, short e meião. O lançamento será na Saraiva do Rio Sul a partir das 19h. Todos, claro, serão bem-vindos.