WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

O paredão de Brecht na campanha carioca


Por Fernando Molica em 21 de outubro de 2016 | Comentários (0)

Marcelo Crivella (PRB) revelou, numa reunião com empresários de turismo nesta sexta. que usará, em inserções na TV que irão ao ar no fim de semana, vídeo em que um dirigente do PCB prega a morte de boas pessoas de direita – para elas seriam reservados um bom paredão, bons fuzis e boas balas. No Rio, o PCB apoia a candidatura de Marcelo Freixo (Psol).

Em vídeo postado no Youtube no ano passado, Mauro Iasi (candidato do PCB à Presidência da República em 2014) fala em “bom paredão”, “boas balas” e “boa pá” ao declamar, de maneira livre, um poema (‘Algumas perguntas a um homem bom’) do alemão Bertold Brecht (1898-1956).

A citação ocorreu durante palestra no 2º Congresso Nacional da Central Sindical e Popular. Iasi prega a radicalização da luta de classes e condena o diálogo com “a direita e o conservadorismo”. Ele – que, na disputa pela Presidência, recebeu 47.845 votos, 0,05% do total – avisa a plateia que, para contribuir com a defesa do que classifica de “intransigência”, recitaria o poema. No texto de Brecht, o paredão surge na última estrofe:

Então, escuta:
Nós sabemos que você é o nosso inimigo.
Por isso vamos te encostar no paredão.
Mas, em consideração aos seus méritos
E às suas boas qualidades,
Num bom paredão.
E te fuzilar com boas balas
Disparadas por bons fuzis
E te enterrar
Com boa pá
Em terra boa

Revoltados com a fala de Iasi, os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) protocolaram no Ministério Público Federal, uma representação contra Iasi, professor da UFRJ.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *