Pitacos municipais 13 – Eleitores desconhecem números de candidatos
Por Fernando Molica em 23 de setembro de 2016 | Comentários (0)
Para conseguir chegar ao segundo turno da eleição carioca, Jandira Feghali (PCdoB) precisa, além de conquistar votos, se esforçar muito para que os eleitores aprendam a sua dezena (65). Entre os que disseram ao Datafolha que votarão nela, apenas 29% acertam o número que corresponde ao seu partido e que deve ser digitado na urna eletrônica, 4% responderam de maneira errada e 66% declararam que não sabiam o número da candidata.
Embolados com Jandira na disputa pelo segundo lugar, Marcelo Freixo (50) e Pedro Paulo (15) tiveram resultados melhores.No caso do candidato do Psol, 57% responderam à pergunta de forma correta; 3% erraram e 40% afirmaram que não sabiam qual era seu número. O resultado em relação ao peemedebista foi parecido: 56% citaram o número correto, 3% erraram e 40% afirmaram que não sabiam.
A vantagem de Freixo deve estar associada ao perfil de seus eleitores – 68% deles cursaram o ensino superior; 27%, o médio e 5%, o fundamental. No caso de Jandira, os percentuais são 22%, 41% e 37%; Pedro Paulo tem 19%, 47% e 34%. Pedro Paulo tem a vantagem de concorrer por um partido antigo e bem conhecido – a dezena que o identifica venceu as últimas eleições para governador e prefeito.
Segundo a pesquisa, o índice de acerto de números é diretamente proporcional ao grau de escolaridade dos eleitores: entre os que chegaram à faculdade foi de 49% – os percentuais caíram para 45% e 38% entre os que, respectivamente, cursaram o Ensino Médio e apenas o Fundamental.
Flavio Bolsonaro (PSC) e Indio da Costa (PSD) que, segundo o Datafolha, também estão tecnicamente empatados no segundo lugar, também vão ter que repetir muito seus números nos próximos dias. Apenas 26% de seus prováveis eleitores sabem associá-los à dezena que tem que ser digitada: 72% ignoram o número de Bolsonaro (20); 73% o de Indio (55).
Metade dos eleitores de Marcelo Crivella (PRB), líder isolado da pesquisa, acertou seu número (10); 3% erraram e 47% não arriscaram qualquer resposta.