WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Pitacos municipais 16 – Divisão conservadora abre caminho para Freixo


Por Fernando Molica em 01 de outubro de 2016 | Comentários (0)

A julgar pelo Datafolha e pelo Ibope, Marcelo Freixo tem que torcer para que, entre hoje e amanhã, eleitores mais conservadores não escolham um candidato para que nele seja descarregado o chamado voto útil.

Levando-se em conta os votos válidos, as duas pesquisas mostram uma pulverização de preferências entre candidatos à direita que disputam uma vaga no segundo turno: Pedro Paulo (12% no Datafolha e 11% no Ibope); Indio (11% e 10%); Osorio (10% e 7%) e Flavio Bolsonaro (8% e 10%).

A divisão neste campo revela que Pedro Paulo, provavelmente por conta da crise no estado e da acusação de agressão à ex-mulher, não conseguiu agregar eleitores que desprezam Crivella e os partidos de esquerda. O deixa-que-eu-deixo abre caminho para Freixo, que parece ter conseguido tirar votos de Jandira Feghali.

Indio, que está na cola do peemedebista, poderia tocar reunir, o problema é que a ascensão de Osorio e a reação de Bolsonaro dificultam uma decisão de voto útil. Não dá pra bancar um favorito neste campo: as variações entre Datafolha e Ibope reforçam que pesquisa não é uma verdade absoluta, não se pode desprezar a margem de erro.

Os dois institutos também confirmam que Crivella começa a perder pontos. Nada que ameace sua vitória no primeiro turno, mas o suficiente para tornar o mata-mata mais emocionante.

Por falar nisso, é impressionante a diferença de intenções de voto no segundo turno registradas pelo Datafolha e Ibope. Segundo o primeiro instituto, Crivella teria, no mata-mata, jogos duros contra Indio (41% a 38%) e Freixo (42% a 37%).

Já o Ibope afirma que o candidato do PRN tem, hoje, grande vantagem em relação aos dois num eventual segundo turno (ganharia de 45% a 27% de Indio e de 47% a 25% de Freixo). Na disputa com Pedro Paulo, o placar, favorável a Crivella, seria de 49% a 21%).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *