WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Pitacos municipais 20 – Alô burguesia de Ipanema!


Por Fernando Molica em 20 de outubro de 2016 | Comentários (0)

Como no grito de guerra do bloco Simpatia é Quase Amor, é provável que Marcelo Freixo tenha que saudar a burguesia de Ipanema. A mudança, em dez dias, nas intenções de voto de eleitores de Indio da Costa (PSD) indica que, ao contrário de Marcelo Crivella (PRB), o candidato do Psol ganhou prestígio entre moradores das áreas mais nobres da cidade. Em menor escala, o mesmo fenômeno parece ter se repetido entre muitos daqueles que, no primeiro turno, escolheram Pedro Paulo (PMDB).

É preciso ver o relatório completo da pesquisa Ibope divulgada há pouco pelo RJ TV, mas o dado mais impressionante foi o movimento entre eleitores de Indio. Neste grupo, entre o primeiro e o segundo levantamento, o percentual de intenções de voo em Crivella caiu de 37% para 33%; já o de Freixo pulou de 30% para 44%.

Freixo, ganhou, entre os eleitores de Indio, a preferência principalmente daqueles que, na pesquisa do dia 10, disseram que no segundo turno votariam em branco ou optariam pelo nulo: de 26%, o percentual foi para 19%. O percentual dos indecisos caiu de 7% para 4%. Em toda a cidade, Indio teve 8,99% dos votos válidos, índice que chegou a 14% em Ipanema, no Leblon e na Gávea. O candidato do PSD já declarou apoio a Crivella no mata-mata.

Fenômeno parecido entre eleitores de Pedro Paulo. Na primeira pesquisa, Crivella tinha 52% das intenções de voto neste grupo, mas o percentual despencou para 39%. Já a preferência por Freixo subiu de 19% para 32%. A votação do peemedebista – que recebeu 16,12% dos votos válidos – esteve bem distribuída nas diferentes áreas da cidade, mas ele foi vitorioso em apenas duas zonas eleitorais da Barra, numa delas, que inclui Itanhangá e Alto da Boa Vista, teve 24% dos votos.

A pesquisa do Ibope do dia 10 de outubro deu 51% de intenções de voto para Crivella e 25% para Freixo. O placar divulgado hoje foi de 46% a 29%.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *