WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Pitacos municipais 24 – O voto com fé


Por Fernando Molica em 27 de outubro de 2016 | Comentários (0)

Os contrastes nas intenções de voto entre fieis de diversas crenças mostra que a questão religiosa é um fator fundamental nesta eleição carioca – a divisão entre os segmentos é muito explícita. A vantagem de Marcelo Crivella (PRB) sobre Marcelo Freixo (Psol) na última pesquisa Datafolha (46% a 27%) seria bem menor se os evangélicos não tivessem aderido em massa à campanha do senador. Estes fieis demonstram que não têm qualquer problema em misturar religião e política.

Kardecistas e umbandistas confirmam a divisão. Adeptos de religiões mais frequentemente atacadas pela Igreja Universal do Reino de Deus, são os que mais rejeitam o bispo Crivella. O problema de Freixo é que o número de adeptos destas crenças é bem menor que o de evangélicos. Dividido, o voto católico deixa de ter um peso fundamental na disputa, o que favorece a candidatura do senador.

Segundo o Datafolha, os evangélicos representam 33% do eleitorado carioca. Entre os pentecostais, Crivella ganha de 79% a 8%; entre os evangélicos não pentecostais (ligados a igrejas mais tradicionais, como a Batista e a Metodista), a diferença também é menor, mas também grande: 70% a 12%.

No grupo de católicos (40% dos eleitores), a vantagem do bispo licenciado da Igreja Universal fica na margem de erro: 33% a 32%. Os kardecistas/espiritualistas (6% dos eleitores) dão a maior vantagem relativa a Freixo: 51% a 22%; entre os umbandistas (4% do total), o placar é de 43% a 22% (brancos e nulos chegam a 31% neste universo).

Os 11% dos eleitores que declaram não ter religião também ajudam a desequilibrar o jogo pró-Crivella: entre eles, o senador recebeu 43% de intenções de voto, contra 34%.de Freixo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *