Pitacos municipais 5 – Freixo e Bolsonaro, os semelhantes
Por Fernando Molica em 24 de agosto de 2016 | Comentários (1)
Segundo a pesquisa do Ibope, o candidato a prefeito do Rio preferido pelos integrantes da faixa de renda mais alta (renda superior a cinco salários mínimos) é o deputado estadual Marcelo Freixo, do Psol.
Entre esses eleitores, Freixo tem 20% das intenções de voto, contra 15% de Flávio Bolsonaro (PSC), 12% Marcelo Crivella (PRB) e 9% de Pedro Paulo (PMDB).
O candidato do Psol também sai na frente entre os que têm ensino superior: 18% contra 15% de Bolsonaro, 14% de Crivella, 7% de Jandira Feghali (PCdoB) e 6% de Pedro Paulo. Freixo demonstra ter herdado eleitores dos primeiros tempos do PT carioca, quando o partido tinha votos principalmente na Zona Sul e na Tijuca.
Apesar das diferenças ideológicas, eleitores de Freixo e Bolsonaro têm características parecidas – as intenções de voto em ambos são menores na medida em que diminuem renda e escolaridade dos entrevistados. No geral, o candidato do Psol tem 12% das preferências contra 11% do filiado ao PSC.
Entre os que estudaram até a quarta série, Freixo tem apenas 1% de votos, Bolsonaro, recebeu 4% – Jandira Feghali, do PCdoB, que com o candidato do Psol disputa os votos de esquerda, fica com 7%. Dos eleitores que recebem até um salário mínimo, Freixo tem 7%; Bolsonaro, 9%.
Crivella, líder isolado da pesquisa com 27% das intenções totais de voto, começa a disparar entre os eleitores com renda entre dois e cinco salários mínimos (29%, contra 12% de Freixo e de Bolsonaro) e com ensino médio (27%, contra 11% dos mesmos Freixo e Bolsonaro).
O senador do PRB cresce até chegar a 46% entre aqueles que cursaram até a quarta série do Ensino Fundamental e a 35% entre os que recebem entre um e dois salários mínimos (fica com 31% no universo de renda até um salário mínimo).
Empatados no cômputo geral no terceiro lugar, com 6% das intenções de voto, Jandira e Pedro Paulo têm desempenhos semelhantes em todas as faixas de renda e de escolaridade – o melhor resultado do peemedebista, 10%, é entre os eleitores com até um salário mínimo.
Jandira leva vantagem sobre Pedro Paulo entre as mulheres – 10% a 6%. No eleitorado masculino, ela tem a preferência de apenas 3%, ele cresce um ponto e chega a 7%.
E é também entre as mulheres que a candidata do PCdoB acirra a disputa com Freixo – entre elas, o candidato do Psol ficou com 11% das intenções de voto, contra 13% registrados no eleitorado masculino.
Entre os eleitores de 16 a 24 anos, o deputado do Psol chega a 22%, contra 32% de Crivella e 5% de Jandira.
A pesquisa indica que Pedro Paulo e Freixo deveriam tratar Jandira muito bem. Ela tem um eleitorado muito parecido com o do peemedebista e disputa com o candidato do Psol votos que podem ser decisivos na luta por uma vaga no segundo turno.
Indio da Costa, Carlos Roberto Osorio (PSDB) e Alessandro Molon (Rede) não chegam a se destacar em nenhum segmento. O máximo de intenções de voto do candidato do PSD é de 7%, entre eleitores de 45 a 54 anos.
Considero o Crivella o candidato mais apto a assumir o cargo de prefeito. Os projetos dele são ótimos, inclusive os que estão em processo de aprovação! Crivella é 10!
Paula