WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Ressaca olímpica


Por Fernando Molica em 25 de agosto de 2008 | Comentários (0)

Combinemos (ou não, se vocês discordarem): ganhar medalha é legal, viva o Brasil, aquelas coisas todas. Mas ganhar medalhas só é legal mesmo se essas vitórias corresponderem a avanços sociais do país. Ou seja: um melhor desempenho esportivo deve ser conseqüência de melhores condições de vida da população.

Um povo que coma melhor, que estude direito, que tenha acesso a práticas esportivas terá, necessariamente, atletas de ponta que irão conquistar suas medalhas e seus patrocinadores. Traçar a conquista de medalhas como meta governamental é besteira, desperdício de esforços e de grana. Serve para alimentar patriotatas constrangedoras e para enriquecer dirigentes.

Dinheiro público para o esporte tem que ser direcionado para a prática esportiva de base, nas escolas, em associações de moradores, em escolas de samba, por aí. Jogar dinheiro público para patrocinar atletas de ponta é algo moralmente esquisito num país como o nosso. Até porque esporte de alto nível nem é bom pra saúde: faz um mal terrível. É só pensarmos nos joelhos da Daiane, da coleção de dores que acompanha o Oscar.

A prática esportiva é legal, ajuda a molecada a aprender limites, a respeitar regras; ensina que, de um modo geral, a recompensa vem depois de disciplina e esforço. Esporte praticado com alguma moderação e método é até saudável,daí que pode e deve ser estimulado na infância e na adolescência. Mas, insisto, um estímulo que deve ser compatível com a lógica de uso do dinheiro de todos nós.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *