WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

Rio e São Paulo, por Renatinha


Por Fernando Molica em 04 de outubro de 2009 | Comentários (3)

Andar no Rio de Janeiro, pela manhã, com essa luz, com esse sol, vendo o mar e essa paisagem deslumbrante chega a me dar raiva. esta cidade é uma aberração. Não há como fazer jus a este cenário. Ninguém aguenta a responsabilidade de viver num lugar tão lindo. Em São Paulo, você pode ser infeliz à vontade. A sua miséria se junta à miséria da cidade e vira tudo uma coisa só. Vive-se com mais naturalidade. São Paulo deixa você ser quem você é. O Rio é uma cidade para semideuses.

Renata, paulistana protagonista de Hotel Novo Mundo, romance de Ivana Arruda Leite, paulista de Araçatuba.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
05 de outubro de 2009

Perfeito Molica. É que dá forma que está, deu a entender que quem era de Araçatuba era a Renata. Agora ficou claro que ela é paulistana e a autora é paulista e nascida na cidade de Araçatuba. E concordo com o bairrismo também com relação ao Rio no texto e também penso que não se trate de uma ode do Rio, muito menos que eu o faça, agora com São Paulo, rs. Por isso mesmo não pude deixar de promover minha paulicéia. Apenas um pouco de nós, cada um, em todos nós. Forte abraço.

Eduardo Freire
05 de outubro de 2009

Caríssimo: mas o post está correto diz que a Renata - a personagem - é paulistana (ou seja, nasceu na cidade de São Paulo). Já a Ivana é paulista, nascida em Araçatuba. Tá tudo certo. No mais: acho o texto legal, bairrista no melhor sentido da palavra, não vejo nele uma ode ao Rio. A Renata, no fundo, prefere São Paulo. Diz que o Rio é lindo, coisa e tal, mas meio opressor. O rio dela é o que passa por sua cidade...

Fernando Molica
05 de outubro de 2009

Achei interessante Molica, mas não posso deixar de fazer duas ressalvas importantes: primeira, o encerramento diz que Renata é a paulistana protagonista do romance de Ivana Arruda leite, paulista de Araçatuba. O correto é Renata é araçatubense e paulista, pois quem nasce na capital São Paulo, e tão somente quem nasce na capital, é paulistano. Os nascidos no Estado de São Paulo, todos, são paulistas, mas o paulistano é o que nasce na capital São Paulo. Logo, ele passa a ser paulistano e paulista. E ai vai minha segunda ressalva que, apesar de achar intessante a análise da Renata, não posso deixar de discordar, rsrs. Sou paulistano, nascido no bairro da Mooca meu, rs, da capital São Paulo, e sou paulista, óbvio, por nascer no Estado de São Paulo e, me desculpe a Renata e o Rio. Acho a cidade carioca deslumbrante mesmo, mas a minha felicidade jamais seria a mesma se não estivesse em São Paulo. Só o paulistano, o de verdade, para entender as idiossincrasias, as particularidades dessa cidade única, e entender porque São, São Paulo o meu grande amor! Abraço Molica.

Eduardo Freire