WWW.FERNANDOMOLICA.COM.BR

Blog

PONTOS DE PARTIDA, O BLOG DO MOLICA

“Supimpa”, diz Cíntia Moscovich sobre ‘Elefantes no céu de Piedade’


Por Fernando Molica em 21 de outubro de 2021 | Comentários (0)

No Facebook, a querida Cíntia Moscovich, escritora que admiro há muito tempo (entre outros livros, destaco seu romance ‘Duas iguais’, arrebatador, lírico e muito forte), publicou este texto sobre ‘Elefantes no céu de Piedade’. Fiquei, claro, muito feliz:

Chegou por aqui esta preciosidade: “Elefantes no céu de Piedade”, de Fernando Molica. Li em avant-première e fiz a orelha, privilégios da amizade e, claro, do ofício.
Recomendo: reconstituição de época que é uma beleza, plena ditadura militar, e essa família, que vem colhendo os benefícios da ascensão econômica, recebe em casa um primo, que vive enfurnado, e que vem ao Rio para um suposto tratamento de saúde.
Supimpa.

Aqui, a orelha que ela escreveu para meu romance:

A década é a de 70, o Brasil ainda se acostuma à ideia da nova capital, e os militares mantêm o país sob tacão autoritário. No bairro de Piedade, no Rio, numa casa próxima à avenida Suburbana, uma família de classe média recebe um primo para um pretenso tratamento de saúde — ao mesmo tempo em que outro parente se vê envolvido num pouco esclarecido assalto a banco. Aí está o mote para este Elefantes no céu de Piedade, novo livro de Fernando Molica, que com técnica maiúscula consegue aliar andamento de suspense a revelações às vezes doloridas.

Valendo-se de um narrador em primeira pessoa e que tem a um só tempo o olhar espantado e inocente da infância, Molica faz uma reconstrução de época preciosa, com direito a um divertido acervo de canções, de utensílios e principalmente de carros, material que faz contraponto ao angustiante, e muito surpreendente, andamento dos fatos.

Neste livro, Molica nos faz lembrar duas grandes virtudes da literatura: uma delas é que a literatura pode encantar seus leitores; a outra, é que a literatura não nos deixa nunca esquecer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *