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‘Velho Chico’ e o olhar que nos revela


Por Fernando Molica em 03 de outubro de 2016 | Comentários (0)

No último capítulo de ‘Velho Chico’, uma personagem apelou para uma mulher voltar atrás na decisão de abandonar seu neném, diz que todo mundo precisa de um passado, de uma história. A fala cumpre a quase impossível tarefa de resumir com palavras o que novela de contou principalmente com imagens. Durante meses, ‘Velho Chico’ parecia implorar para que o país parasse com essa história de tentar esquecer quem é e de onde veio.

Da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, vi apenas umas poucas e esparsas cenas, não mais que isso. O suficiente para ficar deslumbrado com as imagens, com a interpretação não naturalista dos atores, com a ausência de maquiagem, com as roupas amassadas, com a edição que respeitava os silêncios e os tempos dos acontecimentos. Mais do que com o texto – aqui e ali panfletário, discursivo -, em muitas destas poucas vezes diante da TV fiquei emocionado com a ousadia e competência de mostrar, com cores fortes e carregadas, um país que tanto procura se diluir.

Talvez fosse preciso mesmo carregar nas tintas para mostrar uma beleza tão negada. Os móveis de madeira pesada, as paredes mal pintadas, as saias rodadas, a camisa desgrenhada e aberta no peito, o catolicismo popular, a herança indígena, o rio, a terra, o suor na testa, os atores com cara das pessoas com quem cruzamos nas feiras, nas ruas, nas rodoviárias, o paletó de linho branco que até o mês passado lá no campo inda era flor.

E, caramba, as músicas, canções que remetem a nós mesmos, à beleza do que tanto e sempre produzimos e ouvimos, à tristeza e à alegria dos jecas, à doçura da tradição e ao desafio do futuro. Não custa lembrar que não há luar como esse do sertão (e nem sei se esta música foi usada na novela).

Pelo pouco que vi, ‘Velho Chico’ não idealizava o passado, ao contrário, apenas o resgatava e ressaltava o que nele havia de belo e cruel. Tratava do inevitável confronto entre o rural e o urbano, entre o arcaico e o moderno, entre modelos diferentes de civilização. Procurou mostrar o resultado de embates que, ao longo dos tempos, terminaram quase sempre com a vitória de um projeto bem-sucedido de opressão, proposta sempre reciclada para garantir a meta de impedir que tantos e tantos usem o conhecimento da história como instrumento de mudança do futuro.

Chega a ser revolucionário mostrar a beleza do que sempre fomos num país que se nega, que sonha com o refúgio dos shoppings e dos condomínios fechados, que cultua o privado/exclusivo em detrimento do público, que tenta terceirizar seu futuro, que foge do espelho, que tenta curar com botox as cicatrizes da escravidão e da exclusão, que venera a imagem de sucesso apregoada por rostos que nem um pedaço do seu pode ser.

Então, contra esse mal, essa moléstia e esse crime, tome de closes em rugas, em cabelos crespos, em fitas coloridas, em bules de café, em mãos que rezam, em gavetas que revelam roupinhas simples de bebê. Imagens que me remetiam à minha infância, a Piedade, à Viçosa do vô Almiro e da vó Rita – no último capítulo, nas cenas do casamento, tinha uma atriz muito parecida com a Tia Inês.

Em sua coluna de domingo na Folha, Maurício Stycer publicou algumas frases de Luiz Fernando Carvalho, diretor da novela. Ele fala o tempo todo de ética combinada com estética. Aqui, algumas de suas frases que ressaltam princípios tão bem traduzidos em arte: “É uma entrega que caminha de mãos dadas com a responsabilidade de formar cidadãos”, “Essa responsabilidade pelo imaginário do país é inevitável”, “Faz-se necessário criarmos um vínculo de cumplicidade ética com essa responsabilidade”.

Ao fugir da banalidade no mais nobre dos horários da TV, ao apostar numa outra luz, em outros ângulos, ritmos e contextos, os responsáveis por “Velho Chico” mostraram que tudo pode ser modificado, a mudança no jeito de olhar é o primeiro passo para qualquer gesto.
O recurso da câmera subjetiva, usado para suprir a ausência do ator Domingos Montagner, representou muito mais do que um achado – ao falar olhando para a câmera, os personagens se dirigiam a cada um de nós, era como se dissessem que não devemos ter medo nem vergonha de mostrar a nossa própria cara.

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